SIGA O 24H

Saúde

Municípios elaborar seus planos municipais de vacinação e divulguem os boletins semanais da doença.

Publicado

em

Compartilhar isso...

COE orienta grupos prioritários a buscarem vacina contra a Covid-19

Fazem parte dos grupos prioritários, pessoas com 60 anos ou mais, imunocomprometidas, gestantes e puérperas.

O Comitê de Operações Emergenciais (COE), da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi), se reuniu, nesta quarta-feira (10), e emitiu uma orientação para que os grupos prioritários procurem os postos de saúde para tomarem a vacina contra a Covid-19. O chamamento é em virtude de que a maioria dos óbitos deste ano foi registrada nesse público. Em janeiro já foram notificadas duas mortes. Em todo o ano de 2023 foram registrados 76 óbitos, sendo oito, apenas, em dezembro.

“A maioria desses óbitos são de pessoas com mais de 60 anos e com alguma comorbidade. Por isso essa orientação de quem estiver com a vacina em atraso que procure um posto de saúde”, afirma Cristiane Moura Fé, diretora de vigilância e atenção à saúde da Sesapi.

De acordo com o novo calendário adotado pelo Ministério da Saúde, fazem parte dos grupos prioritários, indivíduos com 60 anos ou mais, pessoas imunocomprometidas, gestantes e puérperas. Para esta população o intervalo entre as doses da vacina deve ser de seis meses.

c67443f4-8ed0-490b-b293-7dcf92562ff2.jpeg

Para os demais públicos, o intervalo será anual: pessoas que vivem ou trabalham em instituições de longa permanência, indígenas, ribeirinhos, quilombolas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente ou comorbidades, pessoas privadas de liberdade com 18 anos ou mais, funcionários do sistema de privação de liberdade, adolescentes e jovens cumprindo medidas socioeducativas e população em situação de rua.

O COE orienta ainda aos municípios que elaborem seus planos municipais de vacinação e divulguem os boletins semanais da doença. Quantos aos leitos, a Sesapi já iniciou a ampliação tanto na capital quanto no interior.

full_aplicação_vacina.jpg

Notificações
Apesar das notificações por Covid-19 caírem na primeira semana de 2024, quando foram registrados 249 casos, uma queda de 8,5% em relação a última semana do ano, a taxa de positividade de exames realizados no Laboratório Central de Saúde Pública do Piauí (Lacen) saiu de 35% para 38,2% em relação a última semana do ano.

Ainda, segundo os dados divulgados pelo COE, houve uma queda de 45% na demanda por testes de farmácia na primeira semana de 2024.

Vacinas
A Sesapi já encaminhou aos municípios 30 mil doses de vacinas contra a Covid-19 e, nesta quarta-feira (10), deve receber mais 40 mil doses do Ministério da Saúde.

Prevenção
Na semana passada, o COE elaborou uma cartilha com orientações importantes para a população e o poder público. As principais são: uso de máscaras em locais fechados, mal ventilados e com aglomerações.

Em serviços de saúde, o uso de máscaras é obrigatório, especialmente para pessoas com sintomas gripais, casos suspeitos ou confirmados de Covid-19, e para grupos de maior risco, como idosos e imunossuprimidos.

Gestantes, idosos e imunossuprimidos são aconselhados a continuar utilizando máscaras em qualquer ambiente. Outra orientação de grande importância é que a população mantenha a higiene das mãos, seja com água e sabão ou álcool a 70%, como medida eficaz na prevenção.

Pi.gov.br

COMENTÁRIOS

Deixe seu comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
Publicidade
Publicidade